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Marketing digital para transportadoras: como fazer de forma sucedida

25 de maio de 2023
Marketing digital para transportadoras: como fazer de forma sucedida

O marketing digital é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado atual. Isso porque é extremamente flexível, sendo útil em todos os segmentos, inclusive para as transportadoras.

Com uma estratégia bem planejada e executada, é possível atrair mais clientes, aumentar a reputação da marca, reduzir custos e fidelizar o público-alvo.

Contudo, como fazer marketing digital para transportadoras de forma bem-sucedida? Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas práticas que podem ajudar você a alcançar seus objetivos.

Confira!

O que é o marketing digital em si?

O Marketing Digital consiste em um conjunto de estratégias focadas em três pilares: conteúdo, mídias sociais e tráfego pago. Quando essas estratégias agem de forma integrada, tornam qualquer empresa conhecida no ambiente digital.

O resultado disso é claro: autoridade no segmento e um maior número de vendas.

No entanto, trata-se de uma estratégia que fornece resultados a médio e longo prazo. Estamos falando de um período que varia de 6 meses a dois anos, em média, que é o tempo necessário para começar a se posicionar bem nos mecanismos de busca, gerando tráfego diário e conquistando seguidores nas mídias sociais.

Confira abaixo alguns dados importantes sobre a eficácia do Marketing Digital.

Alguns dados importantes sobre Marketing Digital

  • 74% dos profissionais de marketing online afirmaram que utilizaram elementos visuais em seu conteúdo mais de 70% do tempo. (Venngage)
  • 43% dos profissionais de marketing afirmam que o maior desafio com conteúdo visual é produzi-lo de forma consistente. (Venngage)
  • 45% das organizações não possuem uma estratégia de marketing digital claramente definida. (SmartInsights)
  • Equipes de marketing que documentam sua estratégia têm mais de 300% mais chances de ter sucesso do que aquelas que não o fazem. (Hubspot)
  • 34% dos profissionais de marketing criam seus próprios gráficos. (Venngage)
  • Praticamente a metade de todo o mundo está conectado nas mídias sociais. (SmartInsights)

O que é marketing digital para transportadoras?

marketing para transportadoras.

O marketing digital para transportadoras é o conjunto de ações e estratégias que visam promover os serviços de transporte e logística por meio da internet.

Essas ações podem envolver diversos canais, como sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, anúncios online, entre outros.

O marketing digital para transportadoras tem como principais benefícios:

  • Aumentar a visibilidade da empresa na internet, onde os potenciais clientes estão buscando por soluções de transporte e logística;
  • Gerar leads qualificados, ou seja, contatos de pessoas interessadas nos serviços da empresa;
  • Estabelecer um relacionamento com os clientes atuais e potenciais, oferecendo conteúdo relevante, tirando dúvidas e solicitando feedbacks;
  • Construir autoridade e credibilidade no mercado, mostrando que a empresa é especialista em transporte e logística e que oferece qualidade e segurança;
  • Otimizar o processo de vendas, facilitando a comunicação entre a equipe comercial e os clientes, além de acompanhar o desempenho das campanhas.

Como fazer marketing digital para transportadoras?

Para fazer marketing digital para transportadoras de forma sucedida, é preciso seguir alguns passos básicos:

Definir objetivos e metas

O que você quer alcançar com o marketing digital? Você quer aumentar o número de orçamentos solicitados? Melhorar a taxa de conversão? Ampliar o alcance da marca? É importante ter objetivos claros e mensuráveis para orientar suas ações e avaliar os resultados.

Conhecer o público-alvo

Quais são os seus clientes ideais? Você conhece suas necessidades, dores, desejos e expectativas em relação ao transporte e logística? É fundamental conhecer o seu público-alvo para criar conteúdo e ofertas que sejam relevantes e atrativos para ele.

Ter um site otimizado

O site é a vitrine da sua empresa na internet. Por isso, ele deve ser rápido, responsivo, fácil de navegar e com um design agradável. Além disso, ele deve ser otimizado para os mecanismos de busca (SEO), usando palavras-chave relacionadas ao seu segmento e ao seu público-alvo.

Dessa forma, você aumenta as chances de ser encontrado pelos clientes na hora da pesquisa.

Produzir conteúdo de qualidade

O conteúdo é uma das principais formas de atrair e engajar o seu público-alvo. Você pode criar um blog para publicar artigos sobre temas relevantes para o seu segmento, como dicas de logística, tendências do mercado, cases de sucesso, entre outros.

Além disso, você também pode usar as redes sociais para compartilhar conteúdo informativo, educativo ou divertido sobre transporte e logística.

Acima de tudo, o importante é oferecer valor para o seu público e mostrar que você entende do assunto.

Investir em tráfego pago

Os anúncios online são uma forma rápida e eficaz de gerar tráfego qualificado para o seu site ou blog.

As principais plataformas são: Google Ads, Meta Ads e Microsoft Ads. Dentro delas, é possível criar campanhas segmentadas por palavras-chave, localização, idade, gênero, interesses, entre diversos outros critérios específicos, como modelos de smartphones, renda, viagens feitas, etc.

Portanto, você consegue atingir as pessoas certas no momento certo da jornada de compra.

Manter um relacionamento com os leads

Depois de atrair os visitantes para o seu site ou blog, você precisa convertê-los em leads, ou seja, em contatos que demonstram interesse nos seus serviços. Para isso, você pode usar estratégias como formulários de contato, landing pages ou pop-ups com ofertas de materiais ricos (e-books, webinars, etc.).

Assim, após capturar os leads, você deve manter um relacionamento com eles por meio do e-mail marketing ou do WhatsApp Business, enviando conteúdo relevante, ofertas personalizadas e lembretes sobre os seus serviços.

Mensurar os resultados

Por fim, é essencial acompanhar os resultados das suas ações de marketing digital por meio de ferramentas como o Google Analytics ou o RD Station. Isso permite que você verifique:

  • Quais são as fontes de tráfego mais eficientes;
  • Quais são os conteúdos mais acessados;
  • Suas taxas de conversão;
  • Seus custos por lead (CAC).

Conclusão

caminhão transportando carga na estrada

O marketing digital para transportadoras é uma forma de se diferenciar no mercado competitivo e conquistar mais clientes pela internet.

Assim, é preciso ter uma estratégia bem definida e executada, baseada nos objetivos, no público-alvo e nos canais adequados.

Por isso, esperamos que este artigo tenha sido útil para você entender melhor como fazer marketing digital para transportadoras de forma sucedida. Quer saber como incluir uma estratégia de marketing digital eficiente para a sua transportadora?

Então, marque uma reunião conosco hoje mesmo!

E se você gostou deste conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais.

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