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Redator de conteúdo: funções e importância

3 de julho de 2024
Redator de conteúdo: funções e importância

O redator de conteúdo é uma peça-chave para o sucesso de uma empresa moderna. Ele educa e encanta potenciais clientes em larga escala, promovendo engajamento e construindo reputação.

O que isso significa? Muito simples: no século XX, o consumo baseava-se em anúncios na televisão, revistas, jornais e rádio. Agora, tudo mudou.

O marketing de massa, utilizado por gigantes como Coca-Cola, Nike e Ford, funcionou bem no passado. Contudo, a dinâmica atual é drasticamente diferente.

As ofertas eram empurradas para todos os tipos de compradores, sem segmentação. A Coca-Cola praticou esse tipo de marketing (de massa) por muitos anos, usando a televisão como principal plataforma para suas ações.

Hoje, é clichê afirmar que o comportamento do consumidor mudou. Graças à Internet e ao conteúdo disponível, podemos escolher o que consumir e comprar o que faz mais sentido para nossas vidas.

Os grandes varejistas estão sendo substituídos pelos pequenos comércios de bairro. Segundo uma estatística publicada pelo Marketing Charts, 72% das buscas sobre informações de negócios locais acontecem no Google. Em segundo lugar, com 51%, está o Google Maps e a funcionalidade Google Meu Negócio. Já no terceiro lugar, está o Facebook, com 49%.

Durante uma semana útil, oito em cada 10 consumidores norte-americanos realizam pesquisas e buscas sobre negócios locais. Cerca de 1/3 deles (32%) pesquisam todos os dias ou várias vezes ao dia, segundo relatório da SOCi (em inglês).

E pode apostar: o redator de conteúdo digital está completamente envolvido nesses processos. Ao criar conteúdo relevante para o potencial consumidor, as chances de venda aumentam, assim como a fidelização de clientes.

Neste post, entenda a função do redator de conteúdo e como ele pode ajudar a alavancar as vendas da sua empresa, dentro e fora da Internet.

Redator de Conteúdo Digital: Entenda Suas Principais Funções

mulher falando em podcastO redator de conteúdo digital é um especialista em comunicação e persuasão, capaz de criar uma base de clientes engajada e alinhada com os objetivos da empresa.

Produzir conteúdo é um termo abrangente que inclui diversas formas de informação, e a escolha do canal e formato adequado deve ser feita com a orientação de um profissional de marketing.

Diversos formatos de conteúdo podem ser utilizados na Internet, e não há um único formato superior aos outros. O essencial é identificar qual funciona melhor para o seu negócio.

Principais Formatos de Conteúdo Digital

Veja abaixo alguns dos melhores formatos para produção de conteúdo orgânico, que podem alavancar vendas em qualquer negócio, seja local, de médio ou grande porte.

Textos para Blogs

Os textos para blogs são uma forma prática e econômica de criar conteúdo. Eles compõem uma parte significativa da informação disponível na Internet, variando desde tuítes de 140 caracteres até artigos extensos com 10 mil palavras.

Embora seja um método antigo, o texto mantém sua relevância.

Criar um blog post não exige ferramentas ou equipamentos específicos; um documento no Microsoft Word ou Google Documentos é suficiente.

No entanto, para obter boas posições nos mecanismos de busca como Google, Bing ou Yahoo!, é necessário um trabalho significativo em SEO (Search Engine Optimization).

De acordo com uma pesquisa da MOZ, artigos mais compartilhados através do Google possuem entre 3.000 a 10.000 palavras.

Os posts em blogs são facilmente disseminados na Internet através de mecanismos de busca, mídias sociais, WhatsApp, entre outros.

Logo, quanto mais completa a informação dentro do blog post, melhor.

Conteúdos Audiovisuais

Os conteúdos audiovisuais, que incluem imagens, som e vídeo, são altamente engajadores.

Segundo o relatório DataReportal 2023, um dos formatos que conquistou o público global (incluindo o Brasil) foi o podcast.

Os brasileiros estão entre os maiores consumidores de podcasts no mundo, com 42,9% dos usuários de internet, entre 16 e 64 anos, ouvindo podcasts semanalmente.

No marketing, outras estratégias em vídeo podem ser consideradas: Reels no Instagram, um comercial no YouTube, cursos online, webinars etc.

Essas estratégias atraem, convertem e retém clientes, que é essencial para toda e qualquer empresa.

Boletins por E-mail

Os boletins por e-mail são uma estratégia de marketing antiga, mas ainda eficaz. Hoje, são enviados com a permissão dos usuários, evitando a prática de SPAM, que pode resultar em banimento de servidor.

Entenda o seguinte: o lead do seu CRM não é o mesmo das campanhas de e-mail marketing.

Quando prospectamos leads de forma ativa, seja por telefone, e-mail, WhatsApp ou eventos presenciais (reuniões e feiras), inserimos seus dados no CRM para vendas.

Já no E-mail Marketing, os usuários que acessaram o conteúdo do seu site, seja por pesquisa ou tráfego pago, tem interesse genuíno em receber mais informações a respeito do seu produto ou serviço.

Se colocamos um lead do CRM para receber as campanhas sem autorização prévia, há uma grande chance de ele sair da lista e denunciá-la ao SPAM.

Sendo assim, execute as boas práticas de marketing e elabore uma boa estratégia de e-mail marketing para aumentar as vendas e o engajamento dos consumidores.

Pode ser o envio de notícias, divulgação de produtos e coleta de leads para eventos diversos.

Publicações em Mídias Sociais

As mídias sociais são indispensáveis no marketing digital. Praticamente todas as empresas têm presença no Facebook, Instagram ou Pinterest, dependendo do seu nicho de mercado.

O redator de conteúdo digital em mídias sociais gerencia o branding da empresa nas redes, criando posts e interagindo com o público.

Ele responde a críticas e elogios, fortalecendo o vínculo entre a marca e os consumidores.

Assessoria de Imprensa e Comunicação

A assessoria de imprensa e comunicação é uma função do produtor de conteúdo digital. É a comunicação oficial de uma empresa com a mídia, desde veículos impressos até digitais.

Assim como nas mídias sociais, a assessoria de imprensa foca na imagem da empresa no mercado, mais do que na venda de produtos.

O assessor define as informações a serem divulgadas ao público e atua como porta-voz da empresa, além de ser o principal contato com jornalistas.

Na assessoria de comunicação, o profissional desenvolve boletins informativos internos, organiza eventos e gerencia o marketing corporativo.

Entender as funções do produtor de conteúdo digital e como aplicá-las pode alavancar as vendas e fortalecer a presença online da sua empresa.

Por Que Contratar um Produtor de Conteúdo Digital?

homem trabalhando em um notebook com relatórios e caneca.O produtor de conteúdo digital é essencial para atrair e engajar novos clientes, utilizando diversas estratégias e formatos. Um bom produtor de conteúdo para o seu site, independentemente do nicho de negócio, pode gerar conversões incríveis.

Por exemplo, uma agência de viagens pode desenvolver posts sobre destinos oferecidos.

Milhares de pesquisas são feitas a cada segundo em mecanismos como Google e Bing.

Os usuários buscam respostas para suas necessidades, seja um produto, pacote de viagem ou assinatura de serviço.

Entre os diversos formatos, o blog se destaca por solucionar problemas de forma simples e rápida.

Os blogs são plataformas de fácil manuseio e baixo custo de implantação. Os conteúdos publicados são disseminados na Web, gerando tráfego orgânico, ou seja, visitas que não requerem pagamento.

Empresas com blogs em seus sites estão à frente da concorrência, criando vínculo com o cliente e atraindo mais consumidores.

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico se refere às visitas que o seu site recebe gratuitamente, sem a necessidade de anúncios pagos. Isso ocorre quando os usuários digitam termos de pesquisa no Google e encontram o seu site.

Por exemplo, uma agência de viagens pode publicar um artigo sobre “10 passeios imperdíveis em Istambul”, oferecendo dicas e promovendo pacotes promocionais.

O tráfego orgânico depende de SEO (Search Engine Optimization), que envolve técnicas de uso e pesquisa de palavras-chave específicas, inseridas naturalmente em artigos com mais de 1.000 palavras.

Esse tipo de tráfego ocorre a qualquer hora, pois o post está indexado no Google e melhora sua posição nas pesquisas.

Tráfego Pago

O tráfego pago, por outro lado, envolve investimentos financeiros para veicular anúncios na Internet por um tempo determinado. Plataformas como Facebook Ads, Instagram Ads, Twitter Ads e Google Ads permitem estipular um valor para veiculação de anúncios.

Enquanto o tráfego orgânico é baseado na relevância do conteúdo, o tráfego pago garante visitas através de compensação financeira.

Utilizar estrategicamente tráfego orgânico e pago traz resultados positivos para a empresa.

Como e Onde Contratar um Redator de Conteúdo

Existem várias maneiras de se encontrar um bom redator de conteúdo e profissional de marketing para executar tarefas pontuais ou de longo prazo para a sua empresa.

Veja alguns exemplos.

Dicas para Encontrar um Bom Profissional

Plataformas de Trabalho

Plataformas como 99Freelas e Workana são conhecidas por permitir a publicação de trabalhos pontuais para diversos ramos, além do marketing.

Em linhas gerais, estes sites intermediam o processo burocrático e financeiro entre empresas e profissionais, oferecendo pagamentos via cartão de crédito, um chat seguro para troca de mensagens, envio de arquivos, etc.

O cadastro é gratuito em ambos os portais, porém paga-se uma taxa proporcional ao serviço cobrado pelo freelancer (caso da 99Freelas).

Verifique o Portfólio

Todo produtor de conteúdo deve ter um portfólio digital. Verifique amostras de trabalhos anteriores para entender o potencial e a qualidade do profissional.

Você pode solicitar por e-mail, visitar o seu site, página no Behance, enfim.

Referências no LinkedIn

Utilize o LinkedIn para encontrar produtores de conteúdo e verificar suas referências e avaliações.

Além dos grupos de marketing, faça uma busca na área de Serviços do LinkedIn. Além de encontrar diversos profissionais, você pode entrar em contato com eles e solicitar proposta.

Contrate um redator de conteúdo para a sua empresa

Eu mesmo sou redator conteúdo digital e profissional de marketing, ativo desde 2009 no mercado de comunicação e mídias sociais.

Meu trabalho consiste em oferecer estratégias de conteúdo para geração de demanda, de modo que sua empresa ganhe autoridade no ambiente digital, conquiste mais clientes e, consequentemente, feche mais vendas.

Se interessou? Entre em contato e solicite um orçamento hoje mesmo.

Se preferir, mande-me uma mensagem no meu perfil do LinkedIn!

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