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Como usar o marketing digital para alcançar novos mercados

22 de maio de 2024

Se a sua empresa deseja usar o marketing digital para alcançar novos mercados, essa talvez seja uma das apostas mais inteligentes a se fazer. Principalmente devido ao nosso mundo moderno, com novas práticas de consumo e a facilidade que a Internet nos oferece para atingir diversos públicos.

No entanto, muitas empresas ainda não sabem como utilizar o marketing digital de forma eficaz para alcançar novos mercados.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar algumas estratégias que podem ajudar sua empresa a expandir seus horizontes e alcançar novos públicos.

Vamos lá!

Por que usar o marketing digital para alcançar novos mercados?

Rua movimentada com prédios altos e trânsito intenso em uma cidade grande. Marketing para novos mercados

Graças ao marketing digital e a Internet, hoje qualquer empreendedor ou pessoa física pode conquistar novos clientes, não importando a sua localização geográfica. Em outras palavras, sim, é possível conquistar o mundo com apenas um notebook conectado à rede.

Para tanto, existem uma série de estratégias que devem ser adotadas para alcançar este objetivo de maneira satisfatória e que traga bastante lucro para a sua empresa.

E é justamente sobre isso que abordaremos neste artigo. Veja a seguir.

Defina seu público-alvo

Antes de iniciar qualquer ação de marketing digital, é essencial definir seu público-alvo e, em especial, a sua buyer persona.

Portanto, é importante levantar as seguintes indagações no seu planejamento:

Quem são as pessoas que você quer alcançar?

Quais são suas necessidades, desejos e expectativas?

O que o seu produto tem de diferente que atrai essas pessoas?

Essas perguntas são cruciais porque definem, por completo, como será a sua estratégia de Inbound Marketing.

As pessoas estão constantemente buscando informações, seja por mera curiosidade ou para solucionar um problema existente (ou um que elas nem se davam conta que estava ali).

Para se ter uma noção, o Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas ao redor do mundo, sendo que 63% delas são realizadas por smartphones.

Certamente há alguém buscando a sua solução, seja produto ou serviço.

Invista em SEO

Já abordado aqui no blog, o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visam otimizar o posicionamento de um site nos resultados dos mecanismos de busca.

Ou seja, trata-se da criação de conteúdo relevante e original, que gera tráfego orgânico (gratuito) para o seu website ou blog.

Portanto, ao investir em SEO, sua empresa pode aumentar sua visibilidade na internet e atrair mais visitantes para o seu site.

Além disso, isso pode ser feito através de técnicas de otimização on-page (como a criação de conteúdos relevantes e a utilização de palavras-chave) e off-page (como a criação de backlinks e a participação em redes sociais).

Utilize as redes sociais

As redes sociais são um dos canais de comunicação mais populares da atualidade. Utilizá-las de forma estratégica pode ser uma excelente forma de alcançar novos mercados e divulgar seus produtos ou serviços.

Portanto, é importante escolher as redes sociais mais adequadas para o seu público-alvo e criar conteúdos interessantes e relevantes para seus seguidores.

Por exemplo, se você possui uma agência de viagens, talvez o mais interessante seja estar em plataformas como o Instagram e o Pinterest. Já se a sua empresa for uma produtora de geradores de energia, o LinkedIn pode ser a melhor alternativa.

Produza conteúdo relevante

Como sempre afirmamos, o conteúdo é rei. Ele é o verdadeiro responsável por atrair leads qualificados para o seu negócio, além de novos visitantes, conquistando a sua confiança.

Além disso, o conteúdo pode ser utilizado como uma ferramenta de marketing, promovendo seus produtos ou serviços de forma sutil e eficiente.

No entanto, o grande diferencial aqui é que, na produção de conteúdo, a intenção final não é de fato vender o seu produto ou serviço.

Por mais que soe estranho, nesta etapa a sua empresa deve se interessar em ajudar o seu lead de forma genuína, sanando todas as suas dúvidas a respeito de determinado problema.

Dessa forma, isso gera autoridade no assunto para a sua empresa, que será a primeira a ser lembrada na hora de fechar negócio.

Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes para se comunicar com os clientes e prospects.

Ao utilizar essa estratégia de forma adequada, é possível enviar conteúdos personalizados, promoções exclusivas e informações relevantes para o público-alvo, aumentando o engajamento e a fidelização dos clientes.

Inclusive, o e-mail marketing é uma das ferramentas cruciais dentro do marketing digital, justamente pelo fato trabalhar na forma de permissão. Em outras palavras, o cliente interessado deixa o endereço de e-mail no seu site para receber mais conteúdos e efetuar compras.

Para o time de vendas, é a melhor forma de contato possível.

Acompanhe seus resultados

Por fim, é fundamental acompanhar os resultados de suas campanhas de marketing digital. Isso permite identificar quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser ajustadas.

Utilize ferramentas de análise e métricas para avaliar o desempenho de suas ações e tome decisões estratégicas com base nos resultados obtidos.

Dentre as ferramentas, temos as seguintes:

  • Google Analytics

  • Ubersuggest, SemRush ou MOZ

  • MailChimp

  • Meta Ads

Com essas estratégias, sua empresa pode expandir seus horizontes e conquistar novos mercados através do marketing digital.

Lembre-se de que é essencial planejar suas ações de forma estratégica, monitorar seus resultados e ajustar suas estratégias de acordo com as necessidades de seu público-alvo.

Quer alavancar seus negócios com marketing digital?

Para a sua empresa alavancar negócios dentro da Internet com marketing digital, é preciso de profissionais capacitados e que entendam do assunto.

Aplicamos estratégias validadas para atrair e conquistar clientes na Web, de forma escalada.

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