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5 maneiras de aumentar o tráfego do seu site com marketing digital

2 de julho de 2024
5 maneiras de aumentar o tráfego do seu site com marketing digital

Aumentar o tráfego do seu site com marketing digital é uma tarefa que requer determinados conhecimentos e técnicas. Porém, é importante ressaltar que essas estratégias devem ser utilizadas em conjunto, dentro do escopo do planejamento estratégico da sua empresa.

Neste artigo, vamos elencar cinco maneiras de aumentar o número de acessos e, consequentemente, efetuar um maior número de conversões (vendas) para o seu negócio.

Vamos lá!

Aumentar o tráfego do seu site com marketing digital: o conceito

palavras montadas com peçasNeste material que preparamos para você, vamos nos aprofundar brevemente em cinco estratégias eficazes e comprovadas que aumentam o número de visitantes de qualquer website, independente do seu nicho de mercado.

Em resumo, são as seguintes estratégias:

  • Investimento em SEO (Search Engine Optimization)
  • Produção de conteúdo 100% original e de qualidade
  • Divulgação destes conteúdos em redes sociais relevantes para o seu negócio
  • Investimento em tráfego pago (Google Ads e similares)
  • Análise de resultados e possibilidade de ajustes.

Veja em mais detalhes.

Invista em SEO para aumentar o tráfego do seu site de forma orgânica e gratuita

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia fundamental e bastante eficaz para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca.

Com ele, é possível gerar tráfego orgânico e gratuito por tempo ilimitado, ou durante toda a existência do website de sua empresa.

Porém, é importante frisar que, dentro do mundo do SEO, os resultados costumam aparecer em médio e longo prazo. Para isso, estamos falando em torno de 6 meses a 2 anos com produção de conteúdo frequente, seja semanal ou diário.

O SEO basicamente funciona com o uso de palavras-chave corretas e a otimização das mesmas, para que o usuário encontre o seu conteúdo facilmente nos mecanismos de busca.

Além disso, o link building também deve ser feito, ou seja, buscar parcerias com outros sites relevantes e criar backlinks para o seu site.

Alguns números interessantes do SEO:

  • 68% das experiências de compra online começam com uma pesquisa nos mecanismos de busca. (BrightEdge)
  • 53.3% de todo o tráfego dos websites é oriundo de pesquisas orgânicas, de acordo com essa mesma pesquisa da BrightEdge
  • 92.96% de todo o tráfego global são oriundos do Google, Google Imagens e Google Maps. (SparkToro)
  • Os leads oriundos do SEO têm taxa de 14,6% em conversões. (HubSpot)

Produção de conteúdo 100% original e de qualidade

No ambiente digital, o conteúdo impera. Isso porque os usuários estão buscando novas informações a todo momento, principalmente soluções para as suas dores e anseios.

Ou seja, temos um elevado número de pessoas que buscam novas maneiras de emagrecimento, produtos para aliviar dores musculares, novas maneiras de investir dinheiro na Bolsa de Valores e assim por diante.

Em outras palavras, o conteúdo de qualidade é fundamental para atrair visitantes e mantê-los engajados com o seu site.

Sendo assim, produza conteúdo relevante, atualizado e de interesse do seu público-alvo e publique-o no seu blog corporativo.

Utilize técnicas de copywriting para tornar seus textos mais atrativos e engajantes.

Veja abaixo alguns números interessantes sobre a produção de conteúdo.

  • 73% do marketing B2B e 70% do marketing B2C utilizam a produção de conteúdo como parte de sua estratégia geral. (Content Marketing Institute)
  • 91% dos profissionais de marketing obtiveram sucesso com seu marketing de conteúdo em 2021. (SemRush)
  • Com a pandemia da COVID-19, o consumo de conteúdo aumentou em 207%. (MediaFly)

Divulgue seus conteúdos nas redes sociais relevantes

Para aumentar o tráfego do seu site com marketing digital, é importante que você faça a divulgação do conteúdo do seu blog nas redes sociais que mais tem a ver com o seu negócio.

Chamamos esta estratégia de SEO Off-Page.

Para isso, é importante que você estude primeiro as redes sociais as quais sua empresa deseja estar presente. Lembre-se que estar em todas elas não significa eficiência, e tão pouco é bom para a sua imagem.

Escolha aquelas que mais tem a ver com o seu nicho. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, é muito interessante criar perfis profissionais (de caráter empresarial) no Instagram e no Pinterest.

Agora, se a sua empresa é uma distribuidora de painéis solares, talvez o LinkedIn seja mais assertivo.

Em resumo, as redes sociais são a melhor forma para conhecer e se engajar com o seu cliente.

Faça investimentos em tráfego pago (Google Ads e similares)

O investimento em tráfego pago também é uma ótima maneira de aumentar o número de visitantes e possíveis clientes para a sua empresa.

Com o uso das palavras-chave corretas e títulos atrativos, o link para o seu site fica no topo das pesquisas, acima das buscas orgânicas.

Você sabia que os três primeiros resultados das pesquisas do Google ganham 54.4% de todos os cliques?

Se quiser saber mais sobre tráfego pago, nós escrevemos um material aqui no nosso blog.

Analise seus resultados e faça ajustes

Por fim, chegamos no momento de analisar os nossos resultados para realizar ajustes. Para isso, o Google oferece gratuitamente a sua ferramenta de análise, chamada Google Analytics.

Este software consegue detectar diversas informações importantes sobre os usuários que acessam o seu site, como modelo do navegador, horário, geolocalização, entre muitos outros.

Ainda, o Analytics consegue detectar quais são as páginas que estão recebendo menções de outros sites (backlinks) e quais são as mais populares e que geram maior interesse dos usuários.

Bônus: preste atenção nas avaliações dos clientes com o Google Review

Agora, falaremos de um tópico muito importante aqui e que realmente vai te ajudar a gerar mais tráfego do seu site.

No mundo conectado, pessoas buscam informações a todo momento e avaliam empresas de forma positiva ou negativa.

Por isso, o Google Review exerce um papel fundamental na reputação das empresas que estão no ambiente digital.

Com as avaliações orgânicas dos clientes, torna-se possível entender aonde sua empresa está errando, seja no atendimento ou no produto em si, e quais são as formas de melhorar mediante as sugestões dos usuários.

Para isso, é preciso abrir um perfil gratuito no Google Meu Negócio.

Lá, é possível inserir todas as informações de sua empresa, como endereço físico, telefone de contato, site, horário de atendimento e, de quebra, receber avaliações gratuitas de quem já teve uma experiência de compra contigo.

Para entender melhor o poder do Google Meu Negócio, vamos a mais alguns dados estatísticos:

  • 89% dos usuários lêem avaliações online antes de efetuar uma compra (Source)
  • Somente 9% dos consumidores se engajam com uma empresa que possui 1 ou 2 estrelas
  • 60% dos consumidores tendem a deixar uma avaliação, se forem solicitados
  • 63.6% dos clientes checam as avaliações do Google antes de visitar ou ligar para uma empresa local

Precisa de um profissional para aumentar o tráfego do seu site?

Se você precisa de um profissional qualificado para aumentar o tráfego do seu site com marketing digital, está no lugar certo.

Com 10 anos de experiência no mercado, sabemos como captar a atenção do público-alvo e criar campanhas de marketing e de comunicação eficazes para aumentar as vendas e a visibilidade de sua empresa.

Não importa se você está buscando melhorar sua presença online ou aumentar sua base de clientes, temos o know-how necessário para alcançar seus objetivos de negócios, do zero ou já em andamento.

Solicite agora mesmo uma reunião conosco para alinharmos as diretrizes!

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