O marketing digital para pequenas empresas deveria ser considerado a oitava maravilha do mundo, sabia? E não é exagero! Com as estratégias corretas, até mesmo uma pequena loja de bairro pode se destacar no mercado, fidelizando clientes e tornando-os fãs, ao apresentar um serviço de qualidade, 100% personalizado e especial.
Neste artigo, vamos discutir as vantagens do marketing digital para pequenas empresas e como elas podem ser usadas para alavancar seus negócios.
Marketing Digital para pequenas empresas: o conceito
Com a crescente popularidade da internet, os consumidores estão cada vez mais conectados e buscando informações sobre produtos e serviços online. Em outras palavras, estão avaliando empresas, serviços e produtos a todo momento, de maneira positiva ou negativa.
Por isso, é importante que as empresas estejam presentes na rede e saibam como utilizar as estratégias de marketing digital para obter sucesso.
Logo, reunimos aqui algumas das vantagens do que o marketing digital pode proporcionar a pequenas empresas, seja uma padaria, uma lojinha de roupas, papelaria, restaurantes, etc. Vamos lá!
Mas antes, vamos mostrar alguns números importantes sobre o marketing digital para empresas locais.
- 59% dos consumidores utilizam o Google para fazer pesquisas sobre uma compra, que pode ser feita online ou nas lojas físicas (Think With Google)
- 50% dos consumidores também utilizam mecanismos de busca para descobrir novas marcas e estabelecimentos
- 45% dos consumidores utilizam mecanismos de busca para conhecer e comprar em lojas de bairro
Custo-benefício
Em primeiro lugar, Uma das maiores vantagens do marketing digital é o seu custo-benefício. No marketing tradicional, em que dependemos de mídias como outdoors, inserções de rádio e intervalos comerciais na televisão, além de anúncios em revistas impressas e jornais, é praticamente impossível inviabilizar um pequeno estabelecimento de bairro a se tornar conhecido.
No digital, porém, a situação muda de figura. Aqui, o trabalho de marketing é muito mais barato e eficiente.
Com o uso de palavras-chaves corretas nas ferramentas de tráfego pago, como Google Ads e Meta Ads (Facebook e Instagram), é possível alcançar centenas de pessoas que estão transitando pela região da sua loja, para que elas lhe façam uma visita.
Além disso, pequenas empresas podem utilizar plataformas gratuitas como redes sociais e blogs para promover seus produtos e serviços, atingindo muitas pessoas sem precisar gastar muito dinheiro.
Alcance global
Em segundo lugar, a outra vantagem do marketing digital é permitir que as pequenas empresas alcancem um público global.
Ao utilizar a internet, é possível chegar a pessoas de diferentes partes do mundo, o que pode ser muito benéfico para empresas que desejam expandir seus negócios além das fronteiras locais.
Todavia, também é possível triangular a busca do seu estabelecimento em um determinado raio de distância.
Em outras palavras, em qualquer plataforma de veiculação de anúncios digitais, o usuário pode escolher via CEP ou até mesmo cidades vizinhas além de onde o estabelecimento comercial está localizado.
Segmentação de público
Em terceiro lugar, com o marketing digital é possível segmentar o público-alvo de maneira mais eficaz.
As pequenas empresas podem utilizar ferramentas de análise de dados para identificar o perfil dos consumidores e, assim, personalizar as estratégias de marketing para atingir o público certo.
Isso pode levar a um aumento nas conversões e no retorno sobre o investimento.
Vamos exemplificar: durante a criação do seu anúncio, ferramentas como o Google e, em especial, o Facebook, permitem segmentar o público em características bem interessantes. Algumas delas são:
- Smartphones com sistema iOS (focado em usuários dos produtos Apple)
- Se são viajantes recorrentes
- Qual foi o último destino que essa pessoa foi
- Tipo de emprego
- Formação acadêmica (graduação, pós, MBA, etc.)
- Região em que mora
Com estes dados em mãos, certamente a sua campanha de tráfego pago será muito mais assertiva, com maiores taxas de conversão.
Maior interação com os clientes
O marketing digital permite que as empresas interajam mais com seus clientes.
Ao utilizar plataformas de mídia social, blogs e e-mails, as empresas podem se comunicar diretamente com seus clientes e receber feedback em tempo real.
Estas ferramentas podem ser muito úteis para melhorar produtos e serviços, bem como para construir relacionamentos duradouros com os clientes.
Dentro do Meta Business Suite, por exemplo, é possível integrar o inbox da sua página no Facebook com o seu perfil empresarial do Instagram.
Isso facilita bastante a comunicação e interação com os usuários, seja no recebimento e envio de DMs e respostas nos comentários das publicações.
Acesso a dados e análises
O marketing digital oferece acesso a uma grande quantidade de dados e análises que podem ser usados para medir o sucesso das campanhas e identificar áreas de melhoria.
Boa parte destes dados podem ser obtidos de maneira gratuita, através do Google Analytics e do Meta Analytics.
Em outras palavras, a sua lojinha consegue utilizar essas ferramentas de análise para rastrear o tráfego do site, taxas de conversão, tempo de permanência do usuário e muito mais.
Isso pode ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas e a aprimorar suas estratégias de marketing.
Flexibilidade e adaptação
O marketing digital é altamente flexível e adaptável às necessidades das pequenas empresas. As estratégias de marketing podem ser facilmente ajustadas de acordo com as mudanças no mercado e as necessidades dos clientes.
Isso pode ser muito benéfico para pequenas empresas, que muitas vezes precisam se adaptar rapidamente para sobreviver em um mercado em constante mudança.
Contrate um profissional de marketing para o seu negócio
Para uma melhor estratégia de marketing local, sugerimos a contratação de um profissional especializado em SEO e pequenos empreendimentos.
Faça uma consulta conosco hoje mesmo, e conheça mais a fundo as vantagens do marketing digital para o seu estabelecimento, seja uma padaria, uma loja de roupas, de material de construção, mercadinho de bairro, enfim.
Compartilhe este artigo com colegas interessados em crescer o seu negócio de maneira exponencial, rápida e bastante lucrativa!