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3 ferramentas essenciais de marketing digital para impulsionar seus negócios

23 de maio de 2024
3 ferramentas essenciais de marketing digital para impulsionar seus negócios

Ferramentas essenciais de marketing digital são indispensáveis para qualquer pessoa ou empresa que deseja crescer na Internet. Existem centenas de softwares interessantes, desde o gerenciamento de mídias sociais, CRM e automação de marketing.

Além disso, a cada dia, outras dezenas de aplicativos são lançados, aumentando ainda mais a concorrência.

A verdade é que o marketing digital se tornou indispensável para toda pessoa ou empresa que deseja crescer o seu negócio na Internet.

Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil saber quais ferramentas usar.

Neste artigo, vamos apresentar três ferramentas essenciais de marketing digital que podem impulsionar seus negócios.

As 3 ferramentas essenciais de marketing digital: saiba quais são

Ferramenta de marketing digital google

A base do Marketing Digital constitui-se na coleta de dados que, ao serem visualizados por qualquer empreendedor e profissional de marketing, torna a tomada de decisão muito mais assertiva e direta para atingir determinado objetivo.

Vamos considerar que toda estratégia de marketing digital centraliza na criação de conteúdo para blogs, captação de leads e gerenciamento de mídias sociais.

Logo, existem algumas ferramentas específicas que fazem estas tarefas de forma automática, facilitando todo o trabalho de uma empresa.

Portanto, conheça agora quais são as ferramentas principais de marketing digital que impulsionam todo e qualquer negócio.

Google Analytics: mensuração de dados e de tráfego

Dashboard do Google Analytics

O Google Analytics é uma poderosa ferramenta de análise de dados que ajuda a entender o tráfego do seu site.

Em outras palavras, você consegue descobrir quais páginas do seu site são as mais visitadas, quanto tempo os usuários passam em cada página, de onde eles vêm (através do Google, tráfego direto, tráfego pago, mídias sociais, etc.), qual sistema operacional está sendo utilizado no momento (se é via dispositivos móveis ou desktop).

Com essas informações, é possível executar melhorias no seu site para aumentar o engajamento do usuário e gerar mais conversões.

Ao saber, por exemplo, qual é o artigo mais acessado, é possível criar outras pautas similares sobre o mesmo tema, ou aprimorar ainda mais aquele determinado conteúdo.

O cadastro no Google Analytics é 100% gratuito, bastando ter uma conta Gmail ou conta Google.

Para utilizar, é preciso instalar a ferramenta dentro do seu site. Dependendo da plataforma (WordPress, Wix, Joomla, etc), é necessário contar com uma pessoa especializada para este pequeno serviço.

HubSpot: CRM gratuito e automação de marketing

Home Page do HubSpot

O HubSpot é uma das maiores empresas globais de automação de marketing existentes. É tão grande que possui uma própria universidade digital, a HubSpot Academy, onde oferece diversos cursos gratuitos de Marketing Digital, com certificado, que são bastante almejados.

Além disso, esta plataforma de automação de marketing ajuda a gerenciar leads, criar campanhas de e-mail marketing e acompanhar o desempenho das suas estratégias.

Não somente, o HubSpot conta com um dos melhores CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) gratuitos do mercado.

Com ele, o empreendedor consegue tabular todos os dados do cliente, e automatizá-los dentro da empresa com sua equipe, eliminando o uso do Microsoft Excel.

Dentro do HubSpot, você pode criar fluxos de trabalho automatizados para nutrir leads e enviar e-mails personalizados para seus clientes.

Ainda, o HubSpot tem uma opção onde é possível sincronizar o seu CRM com o Sales Navigator do LinkedIn.

HootSuite: gestão de mídias sociais com cronograma de posts

Home Page do Hootsuite

Quando lidamos com mídias sociais, normalmente temos mais de um perfil nas diversas plataformas.

As mídias sociais mais utilizadas são Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, Pinterest e  X (ex-Twitter). Durante a sua produção de conteúdo, é preciso publicar e replicar o material nas diversas redes.

Dá trabalho fazer manualmente, certo? Por isso que existem ferramentas como a HootSuite.

O HootSuite basicamente abre todas as redes sociais da sua empresa em um único dashboard. Assim, é possível que você faça posts em todas elas, de forma simultânea, agendando as publicações.

Fora isso, também é possível monitorar menções e analisar o desempenho das suas campanhas de mídia social. Isso pode ajudá-lo a aumentar o alcance e o engajamento da sua marca nas redes sociais.

O cadastro é gratuito, porém limitado a três perfis. Hoje, o HootSuite trabalha com as seguintes redes sociais:

  • Redes Sociais da Meta (Facebook e Instagram)
  • YouTube
  • Twitter
  • TikTok
  • Pinterest
  • LinkedIn

No plano mais básico, custa US$ 99, com direito a 10 perfis. Está disponível em diversas línguas, incluindo o português do Brasil.

Qual é a grande sacada do marketing digital?

Apesar de bastante complexo, para o Marketing Digital funcionar com sucesso para o seu negócio, é preciso que trabalhe de forma simultânea.

O que isso significa?

Primeiro, o conteúdo deve ser 100% original e de extrema qualidade, isento de cópias. Segundo, precisamos publicar este material em locais específicos, como o blog da nossa empresa e perfis das redes sociais.

Não somente, também é preciso captar os leads (contatos que as pessoas deixam no seu site, como um simples endereço de e-mail para newsletter), nutri-los com mais conteúdo de relevância e, por fim, nunca deixar de investir em tráfego pago.

Dentro do Marketing Digital, todas as ferramentas trabalham em conjunto. Isso é algo que todo empreendedor percebe naturalmente, à medida que vai trabalhando o seu material.

É um trabalho um tanto longo, que normalmente é executado de maneira personalizada de acordo com a necessidade de cada cliente.

Por fim, os resultados costumam aparecer, de maneira bastante efetiva, entre 6 meses a 2 anos.

Lembrando que o trabalho é contínuo, com produção frequente de conteúdo e interação nas redes sociais.

Contrate um profissional de marketing para o seu negócio

Para que o seu negócio decole no ambiente digital, recomendamos a contratação de profissional de marketing especializado em produção de conteúdo e geração de tráfego pago.

Marque uma consulta conosco hoje mesmo para esclarecer todas as suas dúvidas e conhecer o nosso trabalho!

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