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O que faz um assessor de imprensa?


painel de jornais e revistas

O assessor de imprensa é o tipo de profissional requisitado para lidar com a comunicação interna e externa de toda e qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Justamente porque uma de suas funções é manter uma imagem positiva do seu cliente, mesmo em tempos de crise.


Não somente, o cargo de assessor de imprensa tornou-se válvula de escape para muitos jornalistas graduados, que por vezes preferem uma rotina empresarial tradicional a ter que se aventurar pelo mundo afora em busca de informação relevante para a sociedade.


Para se ter uma noção mais precisa do assunto, de acordo com o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, o piso salarial de um jornalista que trabalha para uma revista ou jornal é de R$ R$ 4.121,60 (carga horária de 5 horas) e R$ 6.594,56 (carga de 7 horas). Os valores foram reajustados em Novembro de 2022.


Já a carga do assessor de imprensa, num período de 5 horas, equivale a R$ 4.561,00. Para uma jornada de 7 horas, este valor sobe para R$ 7.297,00.


É claro que o piso salarial serve para nortear as empresas e empregadores sobre quanto vale a remuneração de um profissional de comunicação, porém sabemos que nem sempre essa é a realidade do caixa financeiro de cada um.


Enfim, o trabalho do assessor de imprensa cabe em todo e qualquer tipo de negócio, e é bastante comum avistar este profissional no setor B2B (Business to Business).


No varejo, ele é viável somente para empresas que possuem boa rentabilidade e que possuem certa notoriedade na praça.


Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre esta profissão e como ela pode ser benéfica para a sua empresa.


Vamos lá!


Assessor de Imprensa: a rotina do profissional



coletiva de imprensa

A rotina de um assessor de imprensa, de maneira bem técnica, consiste em executar tarefas que visam a coleta e curadoria de informações sobre o mercado em que o seu cliente atua, para que se possa obter uma visão panorâmica sobre tudo o que está acontecendo naquele momento.


Dentre estas tarefas, podemos destacar as principais:


  • Coleta de notícias relevantes nos principais jornais e revistas (clipping)

  • Produção de pautas relevantes do seu cliente para a imprensa (Press Releases)

  • Contato com jornalistas e follow up

  • Organização de eventos e coletivas de imprensa

  • Curadoria sobre a veracidade de informações veiculadas na mídia

  • Fornecer media training ao seu cliente (como se portar diante dos jornalistas, o que pode e o que não pode ser falado, entre outros)


Na era digital, é comum que muitos assessores executem tarefas que normalmente são delegadas à equipe de Marketing, como por exemplo:


  • Disparo de boletins de notícias

  • Gerenciamento de mídias sociais (Facebook, Instagram, TikTok, etc.)

  • Criação de pautas e edição de vídeos informativos


Ou seja, o profissional de comunicação transita por diversas áreas da comunicação, relações públicas e marketing com o desafio de manter a imagem positiva do seu cliente na maior parte do tempo.


O curso de assessoria de imprensa


O ofício de assessoria de imprensa está dentro da grade do curso de jornalismo, que em qualquer faculdade ou universidade brasileira dura em média 04 (quatro) anos.


Ou seja, além da assessoria de imprensa, o estudante de jornalismo se depara com todas as áreas de comunicação disponíveis no mercado. Podemos citar algumas aqui:


  • Teoria da comunicação

  • Rádio e televisão

  • Mídias digitais e blogs

  • Planejamento de cobertura jornalística

  • Planejamento gráfico e editorial

  • Redação e produção para vídeo e web

  • Comunicação comunitária e terceiro setor

  • Jornalismo especializado


Em todos os campos, o domínio da escrita e das regras gramaticais é essencial. Além, obviamente, do faro para coletar notícias e identificar tendências.


Diferenças entre o Marketing e a Assessoria de Imprensa



marketing e assessoria de imprensa

Marketing e Assessoria de Imprensa são duas atividades que podem caminhar juntas. Afinal, devido ao disparo de notícias por e-mail, curadoria para mídias sociais e escrever no ambiente digital também se tornou um campo de trabalho para o pessoal da comunicação.


Porém, precisamos colocar algumas verdades na mesa, que é a diferença entre ambos.


  • A assessoria de imprensa visa a manutenção da imagem de uma empresa perante a mídia e a opinião pública

  • O Marketing ocupa-se na divulgação e venda de produtos e serviços através da publicidade e de conteúdos orgânicos digitais, através dos blogs

  • No Marketing, as informações divulgadas nos blogs não são repassadas para jornalistas, pois fazem referência ao setor em que a empresa atua, ou sobre os benefícios do seu produto ou serviço

  • A intenção do Marketing é que o consumidor tome uma determinada ação, que é a compra daquele produto ou serviço.

  • Na assessoria de imprensa, as informações repassadas para mídia geralmente são novidades tecnológicas da empresa, divulgação de balanços financeiros, aquisições ou incorporações, análise de mercado, etc.


Juntos, o Marketing e a Assessoria de Imprensa trazem grandes benefícios para as empresas, com a combinação da imagem positiva de mercado e referência de marca no setor atuante.


Como contratar um assessor de imprensa


Conforme vimos neste post, o assessor de imprensa é um jornalista profissional e graduado.


Ao cogitar uma possível contratação, seria interessante analisar como seria a comunicação da sua empresa para a mídia, quais são os assuntos mais relevantes, produtos e serviços ofertados e quais são os melhores veículos para divulgação.


Tudo isso pode ser elucidado pelo próprio assessor de imprensa em uma primeira reunião, para captar o cenário em que o cliente se encontra.


Como jornalista e profissional de marketing, consigo dar os dois panoramas com bastante facilidade.


Para isso, basta agendar uma reunião comigo neste link.


Se você gostou deste conteúdo, repasse para alguém que você considere interessado pelo assunto!

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