7 estratégias comprovadas de marketing digital para melhorar sua taxa de conversão

Para melhorar a taxa de conversão do seu negócio online, precisamos adotar algumas estratégias eficientes que demandem trabalho da sua equipe de vendas e de marketing. Se você deseja isso, leia com bastante atenção este material que preparamos no blog!
Graças ao marketing digital, existem muitas estratégias que você pode utilizar para aumentar as conversões e gerar mais receita para a sua empresa. Neste artigo, vamos falar sobre as 7 estratégias comprovadas de marketing digital para melhorar a taxa de conversão.
Essas estratégias ajudaram muitas empresas a aumentar as conversões e podem ajudar a sua empresa a fazer o mesmo.
Vamos começar!
Por que você deve melhorar sua taxa de conversão?
Para iniciarmos a nossa conversa, precisamos entender o que é conversão. De maneira bem sucinta, podemos defini-la assim:
Conversão é um conjunto de estratégias que acontecem dentro do seu website, que tem como objetivo principal fazer com que os leads (possíveis clientes) tomem determinadas ações, de modo que estejam qualificados e mais próximos de uma decisão de compra.
Um dos grandes entraves do marketing digital e do comércio eletrônico é, sem a menor sombra de dúvidas, o carrinho de compras abandonado. Como se sabe, são vendas que poderiam se concretizar e perderam-se no meio da jornada de compra.
Os motivos podem ser os mais diversos. Falaremos mais adiante como solucionar este gargalo de maneira eficiente.
Dito isso, também é correto afirmar que de nada adianta o seu site ou blog corporativo conquistar centenas de milhares de acessos mensais, se o número de compras é muito baixo ou não condiz com o esperado pela empresa.
Logo, existe um grande trabalho a ser feito, que envolve o que chamamos de Conversion Rate Optimization (CRO) ou, em português, Otimização de Conversão.
Sem mais delongas, vamos abordar as 7 estratégias que melhoram a taxa de conversão de uma empresa ou loja online.
Conheça seu público-alvo
Antes de começar qualquer campanha de marketing digital, é importante entender quem é o seu público-alvo.
Quanto mais você conhecer o seu público, melhor será capaz de segmentá-lo e personalizar suas mensagens.
Isso ajudará a aumentar a relevância da sua mensagem e, consequentemente, a taxa de conversão.
Mais importante, é fundamental que você elabore a sua buyer persona, ou comprador ideal.
Trata-se de um personagem semi-fictício, que tem nome, idade, gênero, profissão e nível salarial, gostos musicais e hábitos, além de dores e anseios que estão atrelados ao produto ou serviço que a sua empresa vende.
Crie conteúdo relevante
Conforme mencionamos em outro post, o conteúdo é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital.
Para melhorar a taxa de conversão, é importante criar conteúdo relevante e de alta qualidade que resolva as dores do seu público-alvo.
Isso ajudará a construir confiança com seus clientes em potencial e incentivá-los a comprar seus produtos ou serviços.
Este conteúdo deve ser, obrigatoriamente, 100% original e que esteja relacionado com o seu serviço ou produto.
Por exemplo: se você possui uma agência de viagens, é interessante desenvolver conteúdos a respeito dos destinos que sua empresa oferece, mostrando como é a cultura daqueles locais, principais passeios, melhores restaurantes e hotéis, etc.
Utilize chamadas para ação (CTAs)

As chamadas para ação (CTAs) são elementos cruciais do marketing digital.
Elas são usadas para guiar o visitante para a próxima etapa da jornada do comprador e incentivar a conversão.
Certifique-se de usar CTAs claras e atraentes em suas páginas para incentivar a conversão.
Porém, lembre-se que a CTA deve condizer com o estágio do funil em que o seu cliente se encontra.
São basicamente três estágios:
Topo do funil: aqui, o usuário ainda está descobrindo informações sobre o seu problema e entendendo o que se passa com ele. Na verdade, ele é indiferente a respeito deste gargalo, não buscando produtos ou serviços pois esta demanda ainda era desconhecida
Meio do funil: já neste estágio, existe o reconhecimento do problema e possível consideração para a solução. E é justamente aqui que o time de marketing começa a tratá-lo como lead, pois a esta altura do campeonato ele já deixou alguma forma de contato (e-mail ou telefone) para receber materiais aprofundados, como e-books ou vídeos
Fundo do funil: no último estágio, o cliente já está praticamente decidido de sua compra e deve comprar o produto ou serviço com a sua empresa. Em marketing, este usuário já é considerado um MQL (Marketing Qualified Leads), uma vez que possui todas as informações necessárias e entende que a sua empresa resolverá o seu problema.
Portanto, faça o uso inteligente das CTAs, de modo que retenha a atenção do usuário no seu site, fazendo com que ele volte frequentemente até efetuar a compra.
Faça testes A/B
Testes A/B são uma das melhores maneiras de otimizar suas páginas para conversão.
Eles permitem que você teste diferentes elementos da página, como o título, o CTA e o layout, para ver qual variação resulta em mais conversões.
Faça testes A/B regularmente para encontrar a melhor combinação para sua página.
Os testes A/B podem ser realizados tanto em landing pages como em campanhas de e-mail marketing ou anúncios de redes sociais.
Otimize para dispositivos móveis

Com mais pessoas acessando a internet em seus dispositivos móveis, é importante ter um site responsivo e otimizado para dispositivos móveis.
Certifique-se de que suas páginas sejam fáceis de navegar em dispositivos móveis e que as CTAs sejam claramente visíveis.
Segundo pesquisa da FGV-SP, o Brasil possui hoje 447 milhões de dispositivos digitais em uso, sendo eles computadores, notebooks, tablets e smartphones.
Na questão de usabilidade, o smartphone está disparado em primeiro lugar, principalmente para o acesso a instituições financeiras, realização de compras e navegação pelas mídias sociais diversas.
Logo, é crucial para qualquer negócio online que, ao elaborar a sua própria loja ou website, deve-se pensar na experiência do usuário (UX) nos dispositivos móveis.
Isso pode significar tanto criar sites responsivos, como desenvolver aplicativos para os sistemas operacionais iOS e Android.
Use o retargeting
O retargeting é uma técnica que permite que você mostre anúncios para pessoas que já visitaram seu site.
Isso é eficaz porque esses visitantes já demonstraram interesse em seu produto ou serviço e são mais propensos a converter.
Use o retargeting para lembrar os visitantes de seu site sobre sua empresa e incentivá-los a comprar.
O Google Ads e o Meta Ads, que dispara anúncios no Facebook e Instagram, são duas ferramentas que oferecem a estratégia de retargeting. Diversos dados são coletados, através do pixel e tráfego, que ajudam a melhorar o desempenho das suas campanhas.
Invista em vídeos
Os vídeos são uma das formas mais eficazes de transmitir sua mensagem aos seus clientes em potencial.
Eles são fáceis de consumir e podem ser usados para mostrar seus produtos ou serviços em ação.
Invista em vídeos de alta qualidade para ajudar a aumentar a taxa de conversão.
Três plataformas muito boas para este tipo de marketing são: Instagram, TikTok e, claro, o YouTube. É bastante comum vermos milhares de resenhas de produtos com uma simples busca em cada uma destas mídias.
Melhore sua taxa de conversão com um profissional de marketing digital
Se a sua empresa quer aumentar a taxa de conversão do seu site ou blog corporativo, nada melhor do que contratar um profissional de marketing capacitado para esta tarefa.
Temos 10 anos de experiência no mercado de comunicação e marketing, e somos capazes de captar a atenção do público-alvo e criar campanhas de marketing e de comunicação eficazes para aumentar as vendas e a visibilidade de sua empresa.
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