5 maneiras de usar o e-mail marketing para aumentar as vendas
Atualizado: 25 de mai.

No marketing digital, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para aumentar as vendas de toda e qualquer empresa. Porém, para que seja um sucesso, devemos utilizá-la de maneira estratégica.
Neste artigo, você vai aprender 5 maneiras de usar o e-mail marketing para aumentar consideravelmente as vendas da sua empresa, seja em produtos ou serviços.
Vamos lá!
Para que serve o e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma ferramenta de marketing digital que permite às empresas se comunicarem com seus clientes de forma eficaz.
Ao contrário de outras formas de marketing digital, como a publicidade em mídia social, o e-mail marketing oferece uma maneira mais direta de se comunicar com seus clientes.
O objetivo principal do e-mail marketing é construir relacionamentos com os clientes e aumentar as vendas.
Com uma estratégia de e-mail marketing bem planejada, é possível alcançar esses objetivos e muito mais.
Desde os primórdios da Internet, o e-mail marketing sempre esteve presente. São aquelas bem conhecidas campanhas que recebemos em nossa caixa de entrada, com promoções de lojas, notificações ou até mesmo notícias diárias.
Até hoje, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficazes, pois como se baseia na permissão, ou seja, o cliente cadastrou o seu endereço de e-mail por livre e espontânea vontade após se interessar pela sua empresa, as chances de vendas são maiores.
Claro, tudo isso se o profissional de marketing e empreendedor fizer a jornada de venda da maneira correta.
Aliás, já escrevemos sobre e-mail marketing aqui no nosso blog. Confere lá!
Estatísticas interessantes sobre o e-mail marketing
A taxa de abertura de e-mail nas segundas-feiras é de 22%, considerada alta. (Campaing Monitor)
37% das empresas estão aumentando suas verbas para e-mail marketing (HubSpot)
Usuários de smartphones preferem receber campanhas por e-mail
Em abril de 2023, 4,3 bilhões de pessoas utilizaram e-mail como forma de comunicação (FormRush)
A cada 1 dólar investido em e-mail marketing, o ROI é de US$ 40 (Omnisend)
A média global de abertura de e-mails, em todas as indústrias, é de 19,7% (GetResponse)
Como utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas

Confira abaixo as 5 maneiras de usar o e-mail marketing como uma poderosa ferramenta de vendas e captação de clientes.
Use uma abordagem personalizada
Uma abordagem personalizada é a chave para uma campanha de e-mail marketing eficaz.
Em vez de enviar e-mails genéricos para toda a sua lista de contatos, segmente seus contatos com base em informações como idade, localização, interesse e histórico de compras.
Ao personalizar seus e-mails, você pode torná-los mais relevantes para cada cliente, aumentando a probabilidade de que eles abram e cliquem nos e-mails.
Além disso, os e-mails personalizados podem ajudar a criar um relacionamento mais forte com seus clientes, o que pode levar a mais vendas no futuro.
Crie um assunto de e-mail atraente
Um cabeçalho atraente é a chave para garantir que seus e-mails sejam abertos.
Certifique-se de que seus assuntos sejam relevantes, atraentes e diretos ao ponto. Em vez de usar assuntos genéricos, use um que reflita o conteúdo do e-mail.
Lembre-se de que seus clientes recebem muitos e-mails todos os dias. Se o seu assunto não for atraente, é provável que eles simplesmente ignorem seu e-mail.
Portanto, dedique tempo para criar um assunto atraente para cada e-mail que você enviar.
Inclua um CTA claro
O objetivo principal do e-mail marketing é levar seus clientes a agir. Portanto, é importante incluir um CTA claro em cada e-mail que você enviar.
Em marketing, chamamos o CTA de “chamada de ação”, ou seja, é uma estratégia que induz o cliente a executar um determinado comando: pode ser a inscrição para uma newsletter, clicar no botão de compra ou até mesmo enviar um simples comentário.
Certifique-se de que seus clientes saibam exatamente o que você espera que eles façam ao receber a sua mensagem.
Se você está vendendo um produto ou serviço, inclua um botão de compra ou um link para sua página de vendas.
Se você está promovendo um evento, inclua um link para sua página de registro.
Seja qual for o seu objetivo, certifique-se de que seu CTA seja claro e fácil de seguir.
Use o poder da automação
A automação de e-mail marketing é uma maneira eficaz de aumentar as vendas e economizar tempo.
Com a automação, é possível enviar e-mails personalizados em momentos específicos, como quando um cliente adiciona um produto ao carrinho, faz uma compra ou se inscreve em uma lista de discussão.
Outra boa opção em automação é enviar um e-mail de boas vindas aos novos inscritos, com seus nomes personalizados.
Esta é uma maneira carinhosa e educada de tratar os seus novos leads, aproximando-os ainda mais do seu negócio.
Nutra seus clientes com e-mails de acompanhamento
No mercado digital, nem sempre aquela pessoa que acessou o seu site ou loja irá comprar o seu produto ou serviço “de primeira”.
E, honestamente, muito menos quando recebem a sua primeira campanha de e-mail marketing.
Por isso, é importante nutrir seus clientes com e-mails de acompanhamento.
Esses e-mails podem incluir informações adicionais sobre seus produtos ou serviços, depoimentos de clientes satisfeitos e promoções especiais.
Ao nutrir seus clientes com e-mails de acompanhamento, você pode mantê-los envolvidos e interessados em sua empresa.
Além disso, isso pode ajudar a construir relacionamentos mais fortes com seus clientes, o que pode levar a vendas no futuro.
Inclua o e-mail marketing na sua estratégia digital
Se a sua empresa está buscando formas eficientes de crescer no ambiente digital, o uso de e-mail marketing sem dúvida deve estar entre as prioridades.
Temos todo o know-how necessário, com estratégias eficientes que trazem resultados orgânicos e maior número de vendas para a sua empresa.
Marque hoje mesmo uma reunião conosco para conhecer mais a respeito e alinhar as diretrizes.